Cá entre nós...

segunda-feira, junho 12, 2006

Au Revoir Montréal



Caros amigos, minha ausência neste blog justifica-se por estar, fisicamente, de mudança. Após longos meses de aventuras em Montreal, despedi-me daquela charmosa e cosmopolita cidade e retornei ao nosso querido e sofrido Brasil. Tudo o que vivi e aprendi por lá ficará para sempre guardado em minha memória e meu coração, e com certeza serviu para que me tornasse uma pessoa melhor.
O Canadá foi mais que uma viagem. Foi uma escola. Por aquelas bandas experimentei novos idiomas, sabores e conheci gente de todos os continentes. Esses olhos viram coisas belíssimas e uma realidade nova, nem melhor ou pior, apenas diferente. Minha boca provou sabores exóticos e pronunciou palavras em diversos e inusitados idiomas. Minha pele sentiu um frio de -30º. Vai fazer frio assim lá na pqp! Meus ouvidos foram acariciados por palavras doces de pessoas amigas e bombardeados pela impaciência, para não dizer má educação, de um povo gelado. Meu nariz não é e nunca foi bom em distinguir diferentes odores, portanto utilizei-o como bússola: para onde ele apontava, eu ia. Meu coração? Bem, esse foi forte o suficiente para agüentar toda a saudade de casa, família, companheira e amigos, e ainda manteve-se aberto para trazer consigo as lembranças dos fiéis amigos que fiz por lá.
O Brasil continua sendo minha casa. Contudo, compreendi porque o mundo tem uma visão de que nosso país é "um barco à deriva". Infelizmente, diante de nossa crônica doença política, fica até difícil defender nossa honra. Mesmo assim, estou feliz por estar em casa. Esse país é lindo e alegre, não apenas pela natureza e clima tropical, mas pela simplicidade de nosso povo.
Experiências internacionais são sempre bem-vindas e sou grato a Montreal por ter me acolhido e me aberto horizontes, mas lugar para viver é aqui! Hoje tenho absoluta certeza de que nada substitui a sensação de estar onde pertenço. Nada me faz mas feliz que estar EM CASA.

4 Comments:

  • At terça-feira, junho 13, 2006, Blogger valter ferraz said…

    Seja muito bem vindo, voce sabe que sou meio enxerido mesmo e já vou fazendo as honras da casa. Eu nunca saí do Brasil, tenho muita vontade de conhecer a Europa. Os EUA não me despertam interesse. Mas acho que lugar para se viver é aqui mesmo. Nós brasileiros recebemos os estrangeiros como se fossem da família, já eles são frios como vc disse. Trabalhei muito com suecos, espanhóis, iatlianos, estudei em seminário de padres holandeses, belgas e franceses, são todos assim frios, distantes, diretos(quase brutos no trato com as pessoas) Sei que a gente deve respeitar as pessoas como são, mas tem hora que as diferenças falam mais alto.
    Bom, deixe eu parar senão escrevo um post e aqui é o seu espaço.
    Grande abraço.
    (PS: estamos nos mudando de volta para Mongaguá, quando quizer pegar uma praia é só aparecer, nossa casa é pertinho do mar)
    Boa Copa para você

     
  • At quinta-feira, junho 15, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Oi, vim ler seu blog através do link visto no blog da Ana que comentou aqui. Até agora o que me chamou atenção foi o fato de você ter morado em Montreal. Estive em Montreal em Abril deste ano só para passeio. Adorei o lugar. Entendi muito bem quando você escreveu que só estando no exterior para a gente ter uma perspectiva diferente do nosso país (muitas vezes é a mesma dos estrangeiros). Sou caada e atualmente moro nos EUA onde curso mestrado em Geografia Física.
    Um abraço,
    Fe

     
  • At quinta-feira, junho 15, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Montreal Fio? Nossa como você é chiquérrimo!

    Bem vindo ao Brasil.

    Beijo

     
  • At sábado, junho 24, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Seja bem vindo, querido Gui ;o)

    Esse país é sofrido, mas é lindo, cheio de calor e sorrisos!!!

    Olha, não me esqueci do seu livro, não, viu? Tá guardadinho, já até autografei, acredita?! É que ando tããaãão corrida que esqueço de pedir a meleca da conta ao meu amor.

    Bom fim de semana,

    beijos,

    MM

     

Postar um comentário

<< Home