Cá entre nós...

sábado, abril 22, 2006

De volta ao catolicismo

Ha mais ou menos sete anos eu nao entrava em uma igreja simplesmente para assistir uma missa. Tudo bem, fui a casamentos, bodas de prata e missas de setimo dia, mas essas nao contam pois normalmente comparecemos a estas ocasioes em respeito e consideracao a quem nos convidou, ou solidariedade a quem passou dessa pra melhor. Nao digo isso orgulhoso, mesmo porque gostaria de ter ido mais durante os ultimos anos.
A razao do meu distanciamento da igreja nao foi o enfraquecimento da fe ou cogitacao de mudanca de religiao. Sou nascido em berco catolico e tenho minha fe em cristo de acordo com o que prega a Igreja Catolica Apostolica Romana. O que me chateou ultimamente nao foi nada de muito novo. Alias, os motivos acontecem a seculos. Creio que passei por uma fase de rebeldia frente a algumas atitudes da igreja relativas a poder, super exposicao de alguns, burocracia e resistencia.
Nao vou falar de dinheiro e poder aqui, pois e sempre complicado e dubio. Vamos esquecer que a igreja esta sempre querendo aumentar o seu patrimonio com o dinheiro dos cristaos e dificilmente (nunca) enfia a mao no proprio bolso para o bem estar social. A velha historia de que a casa de Deus precisa estar bonita para receber seus filhos nunca colou, pelo menos pra mim.
Figuras como o Padre Marcelo Rossi, da Globo, tambem tiveram papel importante no meu afastamento. Nada contra ele, mas ninguem consegue me convencer que ele nao usa a popularidade em beneficio proprio. Padre gravando longa metragem com atores da toda poderosa? No minimo, estranho. Li no jornal que ate a selecao brasileira de futebol ele anda querendo escalar, dizendo ao Parreira que ele tem que levar o Rogerio Ceni. Fenomenal, Pe. Marcelo. Nao basta ser Padre, tem que cabecear!
E pra escolher um novo papa? Fizemos ate bolao no trabalho pra apostar nos provaveis sucessores. Deu a logica, o alemao! Perdi dinheiro nessa brincadeira com o arce-nao-sei-o-que argentino. Cheguei a cogitar votar no "papavel" africano, mas papa pretinho nao iria dar certo. Talvez o asiatico, mas olhos puxados, humm... nao rolava. Quem sabe o argentino ou o brasileiro, esses sim eram fortes candiatos. Contudo, esqueci que pobre nao tem vez, nem na igreja. Tinha mesmo que ser um puro sangue: branco, olhos claros, de pais desenvolvido.
Entretanto, um pouco mais maduro agora, resolvi dar uma segunda chance a mim mesmo dentro da instituicao "igreja catolica". Prometi que nao mais me incomodarei com o citado acima. Nao mais esquentarei a cabeca com as beatas puxa-saco dos padres, as famosas tiazinhas papa-hostia, que querem mostrar para a comunidade o quao grande e sua devocao. Vou esquecer que tem padre andando de carro zero (e nao e popular) e pedindo dinheiro a comunidade pra terminar a obra social ao lado da paroquia. Quero fazer as pazes com a igreja porque acredito que, apesar da podridao, ainda existe algo de bom la dentro, mas mesmo assim nao preciso e nao vou concordar com tudo o que ela tenta impor. Digamos que serei um esquerdista cristao.
Por fim, acredito que ser catolico nao praticante e muito comodo, pois este entitula-se religioso, quando alguem pergunta, mas na verdade nao e. Esta respaldado por ter sido batizado e talvez ate crismado, nao faz diferenca frequentar ou nao a igreja. Certo? A partir de agora recuso-me a agir assim, pois nao sei fazer as coisas de qualquer jeito. Comeco agir como cristao, viro ateu ou mudo de religiao.

4 Comments:

  • At quarta-feira, maio 03, 2006, Blogger valter ferraz said…

    Lúcida decisão, meu caro. Passei por este caminho que vc relata. Fui seminarista, era filho de catequista. Fui dirigente de coroinhas, instrutor de curso de crisma, dirigente de grupo de jovens, palestrante de grupo de casais, enfim percorrí o caminho todo. Hoje sou Cristão. Não frequento mais a igreja, duvido de Sua Santidade e de seus propósitos, mas não duvido da fé. Em minhas crises de depressão a fé em Deus me ajuda a superar as indecisões. Acredito em Nossa Senhora e peço a ajuda a alguns santos específicos. Quanto ao global Marcelo Rossi boto fé não, market demais atrapalha.
    Desculpe se me estendí, um abraço

     
  • At segunda-feira, fevereiro 11, 2008, Anonymous Anônimo said…

    Francamente eu não sei porque voces que se dizem cristãos, mas na verdade, nada são, implicam tanto com a Igreja católica. Já tentaram entrar numa "igreja" evangelica e ver os absurdos que ali acontecem em nome do "Senhor Jesus??" E olhem que a impulhação é tanta e não se ve nenhum blogueiro falar contra. Será que vocês são surdos, cegos e mudos quando o assunto é igreja evangélica. Será que é porque quando elas se sentem ameaçadas, revidam no mesmo tom? A igreja católica devia fazer o mesmo e nunca ficar calada contra esses blogueiros que, quando não têm nada para dizer, resolvem atacar a quem não se defende? Deixem a nossa igreja em paz!! Somos cerca de um bilhão e meio de católicos em todo o mundo e acreditamos no papa (que é o legítimo sucessor de Pedro e o representante de Jesus na Terra). No fundo, no fundo vocês não são nem uma coisa e nem outra, apenas estão sem assunto. tenho dito. Amém!!

     
  • At sábado, junho 19, 2010, Blogger VARJOTA - FELIX X F JUNIOR said…

    Não sei se ainda tá nessa busca, alíás faz tempo que você postou esse assunto, mas caso ainda esteja nessa busca, lhe digo, não busque perfeição nas pessoas. A Igreja católica é santa e pecadora. Santa, porque é instituída por Deus. pecadora porque é formada por homens. Lembro-me de uma frase de Jesus que dizia mais ou menos assim: "tem pessoas que não vão para o céu e nem deixam os outros ir", quer dizer se formos espelhar em pessoas sempre nos decepcionarem . Para finalizar, recentemente o Pe. Zezinho lançou um livro intitulado: "De volta ao catolicismo" muito bom. leia. As vezes Deus usam pessoas para lhe transmitir mensagens!!!!!! Fique com Deus.

     
  • At domingo, dezembro 01, 2013, Anonymous Anônimo said…

    '' Ola meus caros colegas sou Catolico sou feliz ja teve minha tentação interferindo a minha fé em Deus mas nunca cai e peço a Deus e Nossa Senhora Aparecida e Divino Pai Eterno todos os dias para mi livra das atentação dos evangelico que so pensa em enriquece as coisas dos abestado (desculpa por usar esta espressão mais a verdade doa em que doe mas tem que ser dita), pra min ser salvo nao é nessecario eu pagar em dinho e sim com amor e respeitando os outro ajudando o proximo. Deus te Abençõe Papa francisco... amem vossa Santidade...

     

Postar um comentário

<< Home