Cá entre nós...

quinta-feira, abril 20, 2006

Futebol, carnaval e o Brasil no cenario mundial

2006, ano de Copa do Mundo, Brasil Hexa-Campeao! Ate o termino da Copa nao se falara em outro assunto. Espero que apos 9 de julho, data da grande final, aproveitemos a crista da onda para levantarmos, alem do caneco, nossa reputacao la no exterior, que nao esta das melhores. Infelizmente o nosso pais ainda e visto como insignificante perto dos demais, mesmo com todo o nosso trabalho arduo e receptividade para com os extrangeiros.
Uma amiga turca me contou que sempre que ela ouve falar do Brasil na televisao, sao noticias ruins ou tragedias. Ela se recorda de passagens como: a morte do mineiro no metro londrino; o sequestro do onibus 175 no Rio (esse teve uma repercussao incrivel no exterior); e agora um brasileiro, que estava praticando snowboard, ficou perdido na Grouse Mountain em Vancouver. Ah, ela tambem se lembara bem da tal moca que engravidou "sem querer" do Mick Jagger. As palavras dela foram contundentes mas mesmo assim tentei vasculhar alguma coisa em minha memoria para provar a ela que Brasil nao e so desgraca. A primeira coisa que veio na minha cabeca foi o Vanderlei Cordeiro sendo agarrado e jogado no chao por aquele padreco Cornelius Nao-sei-das-quantas, totalmente pinel por sinal, quando estava em primeiro lugar e prestes a ganhar o ouro nos Jogos Olimpicos de 2004. Achei que a coisa mais sabia a fazer era ficar na minha.
O fato e que, quando o assunto e futebol, o mundo todo simpatiza com o Brasil, exceto os argentinos. Deveriamos aproveitar a badalacao para mostrar que somos mais que futebol, carnaval e queimacao de filme no cenario mundial. Tenho fe que o povo nao reelegera o Lulinha Paz e Amor, e o Geraldinho ira recuperar a boa impressao que o FHC havia deixado apos oito anos de trabalho serio. Mais quatro anos de ignorancia no comando, ca entre nos, ninguem merece.