Cá entre nós...

quinta-feira, maio 18, 2006

Questao de interpretacao

Ante-ontem escutei um papo atravessado sobre um assassinato aqui em Montreal. De acordo com a conversa alheia, conclui que a violencia tem diferentes formas de interpretacao entre um pais de terceiro e primeiro mundo.
Meses atras, antes de resolver me aventurar no Canada (um dos primeiros tratando-se de qualidade de vida), estava morando na cidade onde cresci, no interior de Sao Paulo. Nao tao violenta como a capital, mas longe de ser o mar de rosas onde gostariamos de viver. Quando lia no jornal alguma noticia sobre alguma chacina, assassinato, sequestro, roubo e etc, agradecia a Deus pela vitima nao ter sido um parente, amigo ou conhecido, e lamentava pela familia do cidadao. Voces sabem, essas noticias em nossos jornais sao tao corriqueiras que ja nem chocam mais.
Ja em Montreal, uma das principais cidades do Canada, com cerca de 3,5 milhoes de habitantes, raramente atos de violencia acontecem. E algo incrivel mas, como exemplo, por aqui vejo mocas andando sozinhas madrugada a dentro sem o medo estampado no rosto. Eles sim sabem o significado da expressao "qualidade de vida". O gozado e que quando um ato violento acontece nessas terras, todo mundo quer estar por dentro dos aconteceimentos e, inclusive, ter conhecido a vitima. Quando ouvi a historia do assassinato, os rapazes pareciam ate meio orgulhosos em saber o perfil do sujeito que morreu para poder dissertar sobre o assunto em meio a seus amigos, usando girias e gestos que eles normalmente nao usam exatamente pelo "excesso de paz" que eles desfrutam. Me senti mal por eles e percebi o quao ingenua e essa gente.
Enquanto nos, sobreviventes do terceiro mundo, clamamos por um pouquinho so de paz, o habitantes das potencias entretem-se com a violencia aproximando-se de seus quintais.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home