Cá entre nós...

terça-feira, dezembro 05, 2006

São José dos Campos

Acredito que todos nós escolhemos um lugar para chamarmos de lar. “Lar” pode ser um termo de várias interpretações. Há quem chame de lar o seio familiar. Outros, porém, preferem chamar de lar a casa onde vivem, onde podem ser quem e o que quiserem. Eu chamo São José dos Campos, minha cidade querida, mas não natal, de lar. Aqui é o lugar onde fui e sou muito feliz. Não posso afirmar que viverei aqui para o resto da vida, mas quando sentir vontade de voltar para casa, é pra cá que retornarei.
Acredito que muitos de vocês não conhecem e, talvez, nunca tenham ouvido falar deste pedaço de chão. Na verdade, sempre quis escrever um pouquinho sobre SJC, mas achei que talvez não fosse algo interessante para compartilhar com vocês. Entretanto, já que as amigas Ana e Mônica perguntaram onde estou instalado, fiquei com vontade de descrever um pouquinho disso aqui. Do meu ponto de vista, é claro!
São José, como carinhosamente chamada por quem vive aqui, situa-se em um lugar estratégico, a uma hora da capital paulista, duas do sul de Minas Gerais, uma do litoral norte e uma de Campos do Jordão. Apesar de ter nascido em Sampa, considero-me Joseense de coração. Foi aqui que vivi os anos mais felizes de minha infância e as descobertas de minha juventude.
Cidade industrial, de alta tecnologia. Super conhecida como a capital nacional da aviação, e agora mais ainda, já que o jato Legacy, montado pela empresa onde por sinal trabalho, chocou-se com o Boeing da Gol em uma tragédia lastimável. Além da Embraer, aqui estão instalados o CTA (Centro Técnico Aeroespacial), o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais), o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Avibrás. Empresas como Johnson & Johnson, General Motors, Lg-Philips, entre outras, completam o time das estrelas, fazendo a arrecadação da cidade chegar às alturas, e, modéstia à parte, o dinheiro é bem gasto por aqui. Nada como uma administração séria, não?
São José é moderna e ao mesmo tempo provinciana. Aqui se pode perceber o rústico dentro do moderno. Traços de interior, com uma pitada de capital. Apesar de toda a modernidade instalada, o povo ainda puxa bem o “r”. É um tal de porrrta, porrrrtão, porrrteira, que eu vou te contar. Bem caipira mesmo. Um barato!
De tudo, o que mais gosto nesta cidade são as pessoas. Conheço muita gente boa por aqui. Quem vem de fora normalmente reclama que é difícil fazer amizades em São José, mas posso assegurar-lhes de que não há segredo para bons relacionamentos, desde que sejamos humildes. Sou suspeito pra falar, pois por onde passo sempre faço muitos amigos. Vocês, por exemplo, acharam muito difícil fazer amizade comigo? rs
Se algum dia, passando pelo eixo Rio-São Paulo através da Rodovia Presidente Dutra, quiserem dar uma paradinha pra tomar um café, os receberei tão bem como fui recebido quando cheguei. São José faz parte da minha vida. São José faz parte da minha história.

44 Comments:

  • At quarta-feira, dezembro 06, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Espero que tenhamos a oportunidade de tomarmos um dia esse café, Gui. Grande abraço!

     
  • At quarta-feira, dezembro 06, 2006, Blogger O Meu Jeito de Ser said…

    Gui querido, conhelo S José de passagem, mas é bem isso que vc disse, não consegue se livrar da imagem de cidade do interior, embora já seja uma cidade com um bom porte.
    O cafézinho, mesmo que não fosse em S José, já estaria aceito, claro para podermos estar com vc.
    Agora, conta prá ninguém não, mas esse negócio de rrrr, de porrrta, porrrteira, etc, eu conheço bem.
    Mesmo há 30 anos pela capital, não perdi meu sotaque caipira de interiorana.
    Um beijo menino.

     
  • At quarta-feira, dezembro 06, 2006, Blogger valter ferraz said…

    Gui, muito bonito a forma como vc fala da "sua cidade". Nós temos mesmo que gostar de onde moramos. Morei mais de quarenta anos na capital paulista, embora nascido no interiorr, com os erres puxados mesmo. A Aninha também é caipira. Mais que eu ainda. Ela adora fazer comida no fogão de lenha(temos um aqui), faz doces e também a polenta.
    Conhecí São José nos anos 70, quando trabalhei numa construtora. Viajava muito para o Vale do Paraíba:São José, Caçapava, Taubaté, Campos do Jordão, ía até Piquete, quase no estado do Rio. A empresa telefônica aí chamava-se Cotesp e eu cuidava das obras das centrais. Faz tempo. Saudades.
    Grande abraço, garoto

     
  • At quarta-feira, dezembro 06, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Eu passava muito por São José quando morava em Campinas e ia passar as férias no litoral norte... Bons tempos... Mas de São José não conheço nada, só passei por lá.

    beijos, dear

    MM

     
  • At sábado, dezembro 09, 2006, Blogger Yvonne said…

    Adorei o carinho da sua homenagem à cidade que resolveu adotar. Quando for à Sumpaulo, passarei por aí para um dedo de prosa. Beijocas

     
  • At segunda-feira, dezembro 11, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Passei para desejar uma boa semana, Gui, querido... Espero que a vida nova esteja boa ;o)

    beijocas

    MM

     
  • At quarta-feira, dezembro 13, 2006, Anonymous Anônimo said…

    beijos meus, querido... [tá sumido!]

    MM

     
  • At terça-feira, dezembro 19, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Gui, meu anjo, tô passando para desejar um liiiindo fim de ano para você e para dizer que torço muito para que 2007 seja um ano de colheita para você que tanto plantou ;o)

    beijos

    MM

     
  • At quarta-feira, dezembro 20, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Oi, Gui,
    Faz tempo que não visito, ou entro, em SJC. De toda forma, nem sei bem porque, tenho uma enorme simpatia pela cidade.
    Conheci-a em meus tempos de estudante de Arquitetura, quando fomos enfrentar o time do CTA, numa espécie de jogos estudantis. Umas duas vezes, foi o bastante para simpatizar com a cidade. Que já era moderna e adiantada àquela época (tipo 1956/60.)Gosto dai!
    Mas, tempos natalinos, cá estou a desejar ao amigo um Feliz Natal, um Ano Novo cheio de boas realizações e muita saude e paz.
    Abração
    fernando cals

     
  • At quinta-feira, dezembro 21, 2006, Blogger valter ferraz said…

    Gui, passando prá deixar o abraço e os votos de felicidades para 2007 para tí e toda a família são os votos do perplexoinside.

     
  • At quinta-feira, dezembro 21, 2006, Blogger O Meu Jeito de Ser said…

    Gui meu querido, eu também vim lhe desejar um feliz natal, que ele seja de muita alegria, muita luz e muito amor.
    Um beijo

     
  • At sexta-feira, dezembro 29, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Gui, meu bom, espero que seu reveillon seja mágico e que 2007 seja um ano de boas surpresas.

    Tudo de melhor para você ;o)

    beijos

    MM

     
  • At sexta-feira, janeiro 12, 2007, Blogger JM said…

    A mãe da minha namorada mora aí. Já estive diversas vezes em São José, e realmente é um ótimo lugar pra se viver. A única coisa que é diferente na cidade é a tensão elétrica - 220V.
    Um lugar muito gostoso e bem localizado!
    Abração.

     
  • At segunda-feira, janeiro 15, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Já estive algumas vezes em São José, por conta das atividades do movimento espírita. Gosto muito de um parque que tem por aí, onde rola muito verde. E da vista da rodoviária nova (ou velha?). Só uma coisa voc~e não disse: o que acontece com o time de futebol? Afinal, o estádio do São José é um dos maiores do Brasil, não é?

     
  • At quinta-feira, janeiro 18, 2007, Blogger Ciro said…

    Já tinha ouvido falar muito bem de SJC, e agora me deparo com esse texto. O interessante, é que temos algo em comum, pois também não nasci na cidade onde moro atualmente, mas é aqui que me sinto em casa.
    Gostei do texto. São José dos Campos é um lugar que eu escolheria para morar, se pudesse.
    Muito bom!

    Ps.: Não sabia que os moradores de SJC eram chamados de "joseenses"!

     
  • At quinta-feira, janeiro 18, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Queriiido, espero que esteja tudo bem contigo ;o)

    beijocas

    MM

     
  • At quarta-feira, fevereiro 07, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Não encontrei post novo, mas registro assim mesmo a minha vinda!

     
  • At sábado, março 31, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Primeiro dia aqui. Fui clicando nos amigos q cheguei aqui. Bacana sua declaraçao pela cidade. Abraços

     
  • At quarta-feira, junho 27, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Não sou Joseense. Nascí em Minas, mas crescí e me eduquei em São José dos Campos. Hoje não moro mais em São José, infelizmente. Por causa de meu trabalho. São José é tudo de Bom. Sempre que posso volto para lá. De todos os lugares que já morei, São José é disparada a melhor cidade, em todos os aspectos.
    Abraços.
    Antônio.

     
  • At quinta-feira, julho 05, 2007, Blogger Unknown said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At quinta-feira, julho 05, 2007, Blogger Unknown said…

    Nossa! gostei se suas palavras. Eu nasci em São Paulo e agora estou morando em Belém do Pará. Estou com uma proposta de transferência para São José dos Campos,eu não conheço ninguém aí, mas fiquei animada com a descrição da cidade. Estou indo procurar casa no final de julho. Gostaria de ter um pouco mais de informação sobre da cidade, como bairros bons para comprar imóveis, estilo de vida e outras...Esta sendo uma atitude difícil na minha vida e preciso ter toda as informações possíveis. Se você me direcionar pelo menos os bairros bom de morar...já agradeço.
    Um Abraço!!!!
    Josianepersi@uol.com.br

     
  • At sexta-feira, fevereiro 15, 2008, Blogger Unknown said…

    Gui gostaria que você me indicasse um bom bairro em São José dos Campos, estou pra me mudar para esta cidade e não conheço na por aí.
    Gostei muito como você se referiu a sua cidade. Espero ser muito feliz em SJC com o meus esposo e meus filhos.
    Por gentileza se puder me informe um bom bairro residencial e se os aluguéis são muito caros aí.
    Aguardo ansiosa a sua resposta.
    O meu email pra correspondência é tinaavila@gmail.com

     
  • At quinta-feira, outubro 01, 2009, Anonymous Alessandra Rafael said…

    Olá!!

    Só queria dizer que me deu uma saudade,diferente de vc minha cidade natal é SJC mas moro em Maceió desde de adolescente. Estive este ano na Páscoa e me derreti pela cidade está moderna e melhor que muitas capitais por aí, eu digo aqui pro meus amigos que para SJC ser quase perfeita ´so faltava praias, pois aqui tem de sobra, pena que aqui não sabem gastar o dinheiro ainda temos um povo muito pobre.
    Agradeço por esse cantinho, e quem sabe nos encontraremos aí ou aqui.
    abraço!!
    Alessandra Rafael

     
  • At sexta-feira, outubro 02, 2009, Anonymous Anônimo said…

    Assino embaixo em tudo o que disse o Gui, São José dos Campos, é uma das melhores cidades para se morar no Brasil, linda, limpa, aconchegante, são inumeras qualidades que poderia descrever de SJC, gosto muito daqui, também não é minha terra natal (é dificil achar alguem que tenha nascido em São José), mas nos 3 anos que estou aqui, adorei este lugar e quero passar muitos anos aqui com minha esposa e familia!

     
  • At quarta-feira, fevereiro 17, 2010, Blogger Unknown said…

    Bom, gente!
    Estou pesquisando cidades do interior para morar e recomeçar a vida e creio que vcs. me ajudaram muito. Já estive em cidades do eixo de Campinas, gostei de muitas mas algumas coisas em SJ me encantam, principalmente a proximidade do litoral norte que é o melhor do estado. Só isso já seria motivo para morar em SJ mas os comentários de vcs. são muito importantes para me ajudar a decidir. Muito obrigado e espero conhecê-los qdo. aí estiver. Abços.

     
  • At sexta-feira, fevereiro 19, 2010, Blogger Unknown said…

    Realmente, tive a oportuniadde de conhecer esta bela cidade através do meu trabalho. Se algum dia tiver que escolher outra cidade para morar, essa com certeza estará entre as favoritas. Parabéns

     
  • At terça-feira, março 30, 2010, Anonymous Anônimo said…

    Parabens camarada. E bom ser feliz no lugar onde vivemos.
    QQ hora passo para tomar este café.

     
  • At quinta-feira, abril 22, 2010, Anonymous Anônimo said…

    Mais sobre São José dos Campos:

    moraremsjc.blogspot.com

     
  • At segunda-feira, maio 10, 2010, Blogger amor maior que eu said…

    Estou me mudando para São José daqui 3 semanas e achei o texto bem animador. Já estou bem ansiosa para conhecere a cidade!abraços

     
  • At quinta-feira, maio 20, 2010, Anonymous Anônimo said…

    estou indo faser um curso na sua cidade sou d goiania temos q se encontrar pra tomar esse café rsrsrsrss abraços!!!

     
  • At sábado, junho 05, 2010, Blogger Unknown said…

    Ola, morei em SJC durante 17 anos, mas até hoje me sinto como um filho da cidade, pois foi ai q eu vivi os melhores momentos de minha vida, hoje moro em OURINHOS mas a saudade de SJC bate muito forte toda vez q ouço falar, adoro esse lugar e eu ainda um dia vou voltar, um abraço a todos, e feliz quem vive ai, PARABÉNSSSS SJC!!!

     
  • At domingo, junho 20, 2010, Blogger Unknown said…

    sou de itajuba no sul de minas...
    meus parentes mineiros moram aí, posso dizer que aprendi a amar essa cidade...
    è uma cidade próspera e de alta tecnologia.
    Essa cidade tem um clima excelente e altamente positivo...
    amo são josé dos campos
    Emerson Henrique
    Itajubá mg

     
  • At domingo, julho 31, 2011, Anonymous Anônimo said…

    Olá Gui, parabéns pelo blog! Estamos interessados em mudar p/ SJC... foi quando vimos seu post.
    Gostaria de pedir sua opinião, sobre bairros p/ morar. Existe algum que possa dizer que é RUIM? Quais teriam farmácias, supermercados, por perto... mas ao mesmo tempo sossegado, mais de família? se puder nos ajudar, agradecemos!!!
    celso_santos@ymail.com

     
  • At sexta-feira, agosto 19, 2011, Blogger claudia said…

    eei gente, to com um aperto no coração!!quando ouço falar de sao jose,..que saudades!!!tenho fé em Deus que um dia volto a morar la.acho que a melhor cidade que ja passei,vou vender minha casa em minas e ainda vou pra la. um abraçããão á todos vcs.

     
  • At terça-feira, setembro 27, 2011, Anonymous Anônimo said…

    Desculpe a invasão em seu blog, mas é q o assunto me interessou. Faço da pergunta de um invasor acima, sobre bairros, a minha pergunta.
    Vc saberia me indicar um bairro bom para morar ai? ou me indicar onde seria ruim.
    Andei pesquisando na net, e o bairro Urbanova, me chamou bastante a atenção. Mas sei q é um bairro afastado. Vc deve saber q quem mora em SP, procura sossego.
    Espero q possa me ajudar!
    Boa sorte a vc que encontrou um lugar legal de se viver...pq SP ngm merece!
    Obrigado
    tiakle@hotmail.com

     
  • At quarta-feira, dezembro 14, 2011, Anonymous Paula said…

    Olá, tudo bem? Vi seu post e fiquei super animada. Como muitas pessoas que comentaram, estou querendo muito me mudar pra sua cidade, que fui conhecer e achei belíssima. Mas fico meio perdida em relação aos bairros. Vc poderia me ajudar tb com os bairros mais residenciais e seguros, bem localizado que existem na cidade?
    Desde já agradeço muito!!! Meu e-mail é paulafsy@hotmail.com
    Abs

     
  • At sexta-feira, janeiro 13, 2012, Blogger dreia235 said…

    OI, sou Andréia e estava a procura de saber com é SJC e me deparei com seu relato, muito bom, gostei, é que vou fazer o concurso que vai ter p assistente social e estava pesquisando o custo de vida, se vale a pena...E ja que vc é amigavel me responde: Como é o custo de vida ai? Aluguel é caro para 3 pessoas?Alimentação, agua, luz...por favor me da uma luz...rrrssss....fiquei interessada...aguardo seu retorno no meu email secreta.07@gmail.com

     
  • At quarta-feira, agosto 22, 2012, Anonymous Anônimo said…

    Welber Maia.
    Realmente, SJ tem algo de especial! Morei por aí de 75 a 86 e posso garantir que foram anos excelentes. Mudança radical, de BH para SJ. Mas com o passar dos meses, fui me acostumando com o 'r'.Pouco depois estava falando da mesma maneira. Até 'paia', eu falava...rsrsrs! Sinto enorme saudade da minha cidade de coração. Sim, de coração! Perdi minha identidade Belorizontino e me considero um Joseense. E com muito orgulho! Saudades dos tempos de Sobrado, Sancho Pança, Amarelinho, Azulzinho, lanche do japônes (Av. J. Guilhermino), dos colegas de J. Cursino, O. Bilac e Anglo. Boas épocas. Ainda volto SJ.

     
  • At sexta-feira, outubro 19, 2012, Anonymous Vinicius Nogueira said…

    Parabéns pelo texto!
    Amo demais esta cidade! Gosto de aproveitar cada pedacinho que ela tem a nos oferecer!

    Além de linda, é bem cuidada e os recursos são bem administrados! Na minha opnião, SJC é uma das melhores cidades do Brasil!

     
  • At segunda-feira, março 18, 2013, Anonymous Anônimo said…

    Olá meu amigo!
    Vi o seu post no seu blog e me ajudou muito! Sou Vanderlei de SP e estou querendo morar em SJC. Decidi isso ha 2 anos e estou me planejando, terminando faculdade, de pagar carro e ap que tenho aqui em sp... e acho que até o final do ano que vem, se Deus quiser, conseguiremos...
    Me tira algumas dúvidas se possível: aí é bom de emprego mesmo? O trânsito é mais tranquilo do que o de SP? Dá pra trabalhar bem como taxista? Pergunto essas coisas, pois sou formado em RH, trabalho em ONG com cursos para jovens há 12 anos e tenho licença para taxista, ou seja, estou me preparando por vários caminhos, se apertar de um lado, corro pra outro...
    Enfim, pelo jeito é bom de viver aí, mas queria saber mais sobre o mercado de trabalho, atrações da cidade...
    Fico no aguardo!
    Meu e-mail: paradelei@hotmail.com

     
  • At sábado, julho 20, 2013, Anonymous marisa said…

    ola gui,espero que vc possa me ajudar,estou querendo me mudar pra sjc mais não conheço nada e nem ninguém ai,poderia me informar quais os melhores bairros pra se morar e quais ficam próximos dos shoppings ja q vou de transferência para trabalhar em um dos shoppings da cidade.Meu email é: isa_urxinha@hotmail.com.Obrigada
    Marisa

     
  • At segunda-feira, setembro 02, 2013, Blogger Unknown said…

    Olá Gui....estou querendo morar em sjc..e depois que vi alguns comentários em seu blog....fiquei mais interessada ainda...se for possível aaria de nomes de alguns bairros bom pra morar...pois to vindo do paraná e não conheço nada nem ninguém por lá...escolhi a cidade fazendo pesquisa na net.e por ficar perto de sp.meu email é chagascleusa@yahoo.com.br..brigado Gui...abçs..

     
  • At domingo, novembro 03, 2013, Blogger Raquel Lia said…

    Quero morar em SJC. Meu sonho

     
  • At sábado, junho 17, 2017, Blogger Unknown said…

    Essa cidade encanta. Quem vem pra cá não consegue mais sair.

    Recentemente fiz um artigo sobre Como é morar em São José dos Campos. Quem quiser conferir, só acessar:
    http://spx.com.br/como-e-morar-em-sao-jose-dos-campos/

    Abraço.

     

Postar um comentário

<< Home