Cá entre nós...

quinta-feira, julho 06, 2006

Pontualidade: Um bom começo

O que você sente quando marca de encontrar alguém, seja qual for a ocasião, e leva um "chá de cadeira" de pelo menos uma hora, seguido por uma desculpa esfarrapada? Eu me sinto o "Cocô do cavalo do bandido". Entretanto, às vezes não dá para simplesmente ir embora, como eu gostaria de ter feito ontem.
Ontem fui a São Paulo para duas entrevistas de emprego. Uma estava marcada para 9h e a outra 13h.
Como manda o figurino, cheguei com quinze minutos de antecedência na primeira entrevista. Mesmo porque o desempregado e interessado em arranjar um emprego era eu. Muito bem. O recepcionista me pediu para esperar em uma sala. Senti que estava sendo aguardado. Bom sinal até o momento. Doce ilusão, pois esperei sujeito que iria me entrevistar por uma hora e, naquele intervalo, niguém entrou na sala para me dar um simples "bom dia", dar uma satisfação ou, pelo menos, oferecer-me uma água ou um cafezinho. O pior de tudo era que a porta da sala estava aberta e eu pude ouvir o que se passava na reunião da sala ao lado, onde meu entrevistador estava. Não sei qual era o motivo da reunião, exatamente, mas descobri que a camisa da Seleção Brasileira continua com um preço absurdo, mesmo após a derrota contra a França. Ah, descobri também que fulana de tal foi gerente de Comércio Exterior na Empresa X e que, inclusive, foi no casamento de fulano e blá, blá, blá. Enquanto isso, eu, o garoto desempregado, continuava na espera, torcendo para que o Sexo dos Anjos fosse logo discutido e superado para que eu pudesse ser entrevistado. Claro que, quando o cara chegou, me disse que tinha se programado para me receber, mas infelizmente...
Na segunda entrevista, que era pra ser uma dinâmica de grupo, não fosse a ausência de 6 candidatos, ocorreu exatamente o oposto. Chagamos no horário apenas eu e mais um rapaz. Após uns quinze minutos de espera a analista de seleção resolveu nos chamar para o plano B: entrevista direto, ao invés de dinâmica. Enquanto os responsáveis pela área contratante nos explicavam o perfil da empresa, área e candidato procurado, ouvimos um toc toc na porta. Ela se abre e entra a terceira candidata, uns trinta minutos atrasada. Coisa pouca, apenas suficiente para fazer os entrevistadores falarem pela segunda vez o que já haviam explicado. Cinco minutos após, ouço um telefone tocar, assim, meio abafado. Pensei comigo: Será que dei essa gafe?? Não, eu havia deixado meu celular no carro exatamente pra não passar vontade de atendê-lo caso tocasse ou, nesse caso, passar carão frente a diretora de uma multinacional. Olho para o lado e a atrasadinha pede desculpas pelo incômodo. Quando pensei que o quadro de entrevistados estava completo, eis que aparece a terceira candidata, quase uma hora atrasada. Pobrezinha. Que falta de planejamento, não?
Diante do exposto acima, meus amigos blogueiros, gostaria de deixar uma mensagem a vocês. Quando fazemos alguém esperar, seja em uma entrevista de emprego, uma reunião na empresa, a noiva que atrasa para entrar na igreja, etc, passamos inúmeras mensagens muito negativas, como por exemplo: 1) Eu tenho várias coisas pra fazer pois sou muito ocupado. Se você consegue chegar no horário é porque talvez não tenha muito a fazer. 2) Meu tempo é mais importante que o seu. 3) Meus problemas são mais graves e urgentes que o seu.
Portanto, da próxima vez que marcar um encontro, formal ou informal, com o presidente da empresa ou zelador do seu prédio, com seus pais ou aquele primo chato que gosta de você mesmo que você fuja dele como o diabo foge da cruz, procure chegar no horário. Saia cinco minutinhos mais cedo. Você, mesmo sem saber, demonstrará organização, planejamento e respeito para com as outras pessoas. Pense nisso.

8 Comments:

  • At sexta-feira, julho 07, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Certa vez li que chegar atrasado é uma falta de respeito e caridade com o tempo alheio. Entendi melhor isso dias depois quando combinei uma ida até o Guarujá para uma reunião espírita. Ninguém da minha cidade sabia chegar ao local da reunião. Combinamos num local às 9 horas. Eu tinha que sari de casa às 8 e meia. Mas, foi justamente nesta hora que ia começar uma matéria no Globo Rural (adoro esse programa) que eu queria muito ver. Mas, eu que quase nunca me atraso, compromisso é compromisso. A primeira pessoa só chegou às 9:30. Ou seja, eu podia ter visto a matéria tranquilamente se marcássemos para esta hora... Também odeio atrasos.

     
  • At sexta-feira, julho 07, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Obs.: estou com a campanha Conheça a Koly! mais informações, no Vertentes de Mim!

     
  • At terça-feira, julho 11, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Ai, Gui, que saco, isso! Eu detesto atrasos, sou super pontual, sempre... Acho que vc acertou em cheio nas mensagens que os atrasados passam...

    Seja como for, espero que tenha sorte e consigo os empregos ;o)

    beijocas

    MM

     
  • At quarta-feira, julho 12, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Obrigada pelo seu carinho lá no Fina Flor, viu?!

    Recebeu meu e-mail? Se ainda quiser o livro....

    beijocas,

    MM

     
  • At sexta-feira, julho 14, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Ô Gui, já que não encontro nada de novo, comunico que tomei vergonha na cara e te linkei lá no Vertentes de Mim!

     
  • At segunda-feira, julho 17, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Atualidades também, Gui, rs*.... Brincadeira, tô só aloprando, sei que as vezes não dá para postar....

    Boa semana, beijos

    MM

     
  • At quinta-feira, agosto 03, 2006, Blogger valter ferraz said…

    Não tenho paciência com quem se atraza, Gui. Procuro estar sempre no horário, isto é sempre de dez a quinze minutos "antes" do horário marcado, em São Paulo, meia hora transforma-se e hora e meia fácil, fácil. Conclusão:vivia estressado pelo atrazo dos outros. Brigas ferozes com meus filhos por causa disso. Hoje, aqui em Monga já estou menos afeito a isso, pois não tenho horários fixos, compromissos, nada. Então estress zero. Ainda bem. Mas me estresso ainda com filas. Hoje mesmo enfrentei uma pela manhã na fila do pão. Um saco.
    Grande e desestressado abraço para você.

     
  • At quinta-feira, agosto 03, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Válter,
    E olha que brasileiro gosta de uma fila... Nunca vi igual!rs

     

Postar um comentário

<< Home