Cá entre nós...

quarta-feira, setembro 27, 2006

Ansiedade!


Dentre todos os meus pontos fracos, julgo a ansiedade como o pior deles. Esta, por si só, não causa muitos estragos, mas é responsável pelo desequilíbrio da mente, fazendo com que outros defeitos venham à tona de maneira mais contundente e perigosa. No meu caso, andava muito ansioso por conta do desemprego, que acredito já não ser mais um problema. Após longos quatro meses de espera, finalmente estou empregado e um pouco menos intranqüilo com minha situação, embora ainda não tenha começado a trabalhar.
Quem me conhece pode até dizer que eu não precisava ficar preocupado com a ociosidade, pois uma boa oportunidade de emprego apareceria na hora certa. O duro é que, enquanto a hora certa, que é algo bem vago por sinal, não chegava, fui minado pela ansiedade. Tudo nessa hora parecia conspirar contra mim. Não conseguia concentrar-me para fazer coisas simples, como ler um livro. Nessas horas, nada melhor que uma família estável para dar-nos uma injeção de ânimo e transmitir-nos a calma necessária para tocarmos em frente
Durante as entrevistas pelas quais passei, todos os entrevistadores, sem excessão, me perguntaram qual era minha maior qualidade e pior defeito. Sobre o defeito, respondia sem pestanejar: a ansiedade. Os candidatos adoram responder que tem esse defeito, pois ele não tira a credibilidade do candidato, como a preguiça, a inveja ou alguns outros pecados capitais tirariam. Só que no meu caso eu estava sendo muito sincero em minha resposta.
Passei por vários processos de seleção desde o final da Copa, mas infelizmente poucos deram em alguma coisa. Respira-se um ar carregado na sala de espera onde os candidatos aguardam para serem entrevistados. Um ar impregnado pela competitividade natural existente entre os concorrentes que ali estão. Entretanto, passo por cima do nervosismo e vou sereno para a entrevista. Agora, o que me mata é a espera entre a entrevista e o tal telefonema ou e-mail que trará a resposta, dizendo se fui ou não aprovado. Recebo um eventual "não" com naturalidade, mas enquanto uma resposta, positiva ou negativa, não vem, fico a mercê de minhas fantasias, imaginando como seria o novo trabalho, os novos colegas, o ambiente, o desafio. Daí surge aquela vontade quase incontrolável de passara mão no telefone, ligar para a empresa e pedir para que eles, com o perdão da expressão, "caguem ou desocupem a moita", para que eu possa partir pra outra ou me preparar para o início do trabalho.
Entretanto, consigo até que razoavelmente controlar a ansiedade para não tomar decisões precipitadas, que poderiam até comprometer meu futuro. Por exemplo: abri mão de um emprego em São Paulo porque acreditei que conseguiria coisa melhor. Consegui, realmente. Mas quando o assunto é emprego, já tentaram trocar o certo pelo duvidoso? Dormi muito mal algumas noites por conta das tais incertezas e, consequëntemente, ansiedade.
A ansiedade me acompanha há muito. Fico ansioso ao aguardar um telefonema, ao esperar alguém no restaurante, ao visitar blogs que eu adoro e ver que os seus donos ainda não o atualizaram com algum texto maravilhoso, ao querer que as coisas aconteçam no meu tempo. Tenho tentado trabalhar isso há algum tempo e posso afirmar que não é fácil.
A verdade é uma só: preciso compreender que tudo tem sem tempo e que não posso esperar que todas as coisas no mundo andem de acordo com a velocidade dos meus vinte e poucos anos. Falar é fácil. Controlar a ansiedade, muito difícil.

12 Comments:

  • At sexta-feira, setembro 29, 2006, Blogger O Meu Jeito de Ser said…

    Gui, claro e real o que vc disse, é muito difícil controlar a ansiedade, claro que muito mais prá uns que prá outros, mas ninguém está livre.
    Acho até que isso nem é um defeito, é uma característica do ser humano.
    Tudo que está por acontecer, nos deixa assim nos cascos, querendo atropelar o tempo, e os minutos, as horas são intermináveis.
    Esperar alguém então, ah! meu Deus!
    Mas que bom, que tudo está próximo de solução final, trabalhar, é o que mais precisamos, manter nosso tempo ocupado de forma útil, e garantindo nossa sobrevivência.
    Boa sorte, tenha fé.
    Um grande beijo

     
  • At sexta-feira, setembro 29, 2006, Blogger Yvonne said…

    Gui, é impossível ficar tranquilo estando desempregado. A sua ansiedade é mais do que normal. Outra coisa, quando se é jovem a gente quer que os dias passem muito rápido. Tudo que você está sentindo é mais do que normal. Beijocas

     
  • At sexta-feira, setembro 29, 2006, Blogger valter ferraz said…

    Gui, de minha parte prometo fazer tudo prá aliviar tua ansiedade: vou postar com mais assiduidade e temas interessantes. Falar nisso sobre o que você gostaria que eu falasse? Pede que eu faço, garoto.
    Grande abraço para você

     
  • At domingo, outubro 01, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Olá meu amigo!hehehe.

    Ansiedade é uma bosta, eu sou uma pessoa bem ansiosa. Com tudo, quando começo a sair com alguém novo, quando tenho uma viagem diferente pela frente, quando tenho uma nova apresentação de dança, quando tenho um trabalho diferente pra fazer, acho que todos são assim...Mas aprendi que ansiedade só fode nossa vida...Percebi que quando não crio expectativa e bloqueio a ansiedade, as coisas fluem...Eu tenho como exemplo, meu emprego, lembro que estava na faculdade (by the way, sou estatística, hahahaha) e todos meus amigos estavam fazendo entrevista para estágio ou emprego, todos muito ansiosos, etc e tal. E eu lá de boa, primeiro porque não queria sair do interior, segundo porque tinha colocado na cabeça que ia fazer mestrado. Aí uma professora minha sugeriu que eu pelo menos fizesse um estágio, e eu bem desencanada mandei 1 currículo para uma única empresa. Fui chamada pra dinâmica e pra mim aquilo funcionou como brincadeira, já que eu não tava com a mínima vontade que me chamassem.Só me diverti!E pergunta o resultado: me chamaram. hauauhauhuha. Depois que passaram-se os 6 meses do estágio estava louca pra voltar pra são carlos, e uma amiga minha falou que abriu uma vaga mega numa empresa mega power, e eu pouco ligando...E ela falou pra mandar o currículo. Lá vou eu de novo pra entrevista, pra vc ver meu grau, até chorei com a psicóloga, falei que era duro ficar longe da família, etc, blablabla. E o resultado? Me chamaram, e estou lá até hoje. E percebi que só consegui isso porque fui desencanada.Lembro que uma amiga minha estava desesperada atrás de emprego, estava mega ansiosa, fez umas 10 entrevistas e nada...Tudo por causa da ansiedade dela...Pois é, nosso psicológico as vezes ferra com tudo!

    Nossa escrevi uma carta, hehehehe. Parabéns pelo teu novo emprego e não deixa a ansiedade te atrapalhar, pensa assim: "o que vier é lucro!"

    Beijim.

     
  • At segunda-feira, outubro 02, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Gui, meu caro, detecto em mim todos os sintomas. Vamos abrir um clube ou, pelo menos, um AA (Ansiosos Anônimos)? Belo texto. Abração!

     
  • At quarta-feira, outubro 04, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Olá, vim aqui te conhecer. " hora certa" detesto essas duas palavrinhas, principalmente quando vem acompanhadas de: "tenha paciencia" para tudo tem sua hora certa. Isso é desanimador, quem pensa que está aliviando alguém dizendo isso, pelo contrário a mim não funciona. Espero que dê tudo certo pra vc. abraços

     
  • At sábado, outubro 07, 2006, Blogger Haya said…

    Ah meu Deus... eu sabia que vc conseguiria, porque sempre foi assim... POLIVALENTE!
    Beijos meu amigo que tanto amo. E parabéns pela conquista.

     
  • At quinta-feira, outubro 12, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Olá, vim ver se tinha outro bom texto pra ler. bjus e um ótimo final de semana.

     
  • At sábado, outubro 14, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Gui, agora sou eu que não agüento mais de ansiedade: não voltarás a nos brindar com teus belos textos? Espero que esteja tudo bem contigo. Abração!

     
  • At segunda-feira, outubro 16, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Estou aqui para dizer que estou de volta ao mundo dos blogs. E, para dizer que vou ler os anteriores que perdi, né!

     
  • At quarta-feira, outubro 25, 2006, Blogger Yvonne said…

    Cadê você??? Beijocas

     
  • At domingo, abril 04, 2010, Anonymous Anônimo said…

    Vc tem razão quando diz que falar e fácil,o difícilé viver o transtorno de ansiedade, vivi momentos difíceis se vcs quiserem saber mais visitem meu blog e me ajudem por favor
    todomundotempanico.blogspot.com

     

Postar um comentário

<< Home